
20 fev ÁLBUM EM COURO OU TECIDO?
Ó dúvida cruel! É o que ouvimos de muitas noivas quando nos contratam para fazer seu belo álbum de casamento e não conseguem decidir o material de revestimento para seu projeto. Esta é uma dúvida recorrente, por este motivo resolvemos escrever um post sobre o assunto 🙂
A encadernação é considerada uma arte, sendo praticada inicialmente pelos monges copistas (que copiavam livro a livro à mão) na Europa da Idade Média. Começou pelos livros, e hoje em dia tem um uso muito vasto, inclusive para os álbuns de casamento.
O couro é tradicionalmente usado em encadernações por séculos, justamente pela sua alta durabilidade.
Atualmente o mercado disponibiliza diversos tons e tipos de couro (vaca, porco e mestiço), para encadernação. Os couros de vaca são os mais resistentes, geralmente são usados para acessórios externos, como caixas e luvas. Os couros de porco são os tipo camurça (aquele que passamos a mão e fica marcadinho). Os couros de mestiço são um pouco mais finos.
Abaixo alguns modelos de álbuns feitos em couro:
Sobre os tecidos, geralmente são escolhidos para casamentos que foram na praia ou no campo.

Álbum modelo Linho com janela, revestido em “Linho” puro. Luva em couro “Ivory” com gravação em baixo relevo.
Para quem ainda está na dúvida, é possível misturar os dois materiais no modelo Gold Duo, o qual a lombada é feita em couro e a parte frontal e traseira em tecido, veja:
É claro que tudo é uma questão de gosto, estamos sempre antenados nas tendências e procuramos oferecer os melhores materiais de revestimento disponíveis para nossos clientes.
Conte conosco para desenvolver seu belo projeto!
😀